Como Aumentar o Preço Sem Assustar Clientes
Aumentar o preço de seu serviço como manicure não precisa ser estressante.
Com certeza, a gente não quer cobrar mais caro. Mas, em momentos de crise ou simplesmente porque aconteceram algumas mudanças nos fornecedores, temos um aumento de custo que não dá pra segurar.
É nessa hora que a gente precisa ajustar os preços e comunicar isso à clientela.
Mas, como aumentar o preço e não assustar os clientes? Como evitar que a freguesia fique magoada e não volte nunca mais?
Amore, neste post vou te ajudar com algumas técnicas simples a aumentar seu preço e comunicar isso da melhor forma possível para sua clientela, ok?
Então, vem comigo!
Como aumentar meu preço sem perder clientes?
O aumento de preços pode acontecer por vários motivos. É algo natural, que vários negócios e várias marcas precisam fazer. E com você, amore, não será diferente.
Ás vezes o aumento acontece porque a manicure descobre que sua precificação estava errada e que precisa aumentar o valor para não ter prejuízo. Inclusive, nesse post a gente te ensina a montar seu preço:
Outras vezes o reajuste acontece porque uma matéria-prima essencial subiu muito e não é mais possível deixar de repassar isso ao cliente.
Mas, outro motivo muito comum para o aumento de preços é a oferta de novos produtos e serviços com valor agregado.
Vamos ver cada uma dessas opções e eu vou te dar dicas de como comunicar isso ao cliente sem assustar.
5 Regrinhas para um Bom Reajuste de Preço
Quando for passar seu novo preço para suas clientes, é preciso fazer isso direitinho. Ainda mais se você vai fazer um ajuste de impacto.
Para te ajudar a comunicar-se de forma agradável e eficiente, aqui vão algumas dicas:
1. Comece pelos clientes novos
Para fazer o reajuste, apresente o novo preço para os clientes novos. Não precisa explicar que teve aumento, simplesmente haja como se nada tivesse acontecido.
Caso a cliente diga que a amiga dela que fez unha com você pagou outro valor, explique o ajuste com tranquilidade.
2. Dê um tempo para a cliente antiga se acostumar com a ideia
Para avisar as clientes antigas, você vai precisar de uma estratégia. Na verdade, um prazo.
Ninguém gosta de mudanças bruscas. Isso pode causar desconforto e estresse, e nós não queremos isso. Para minimizar essa sensação de incômodo, você precisa de duas coisas.
A primeira é a justificativa. Explique para a cliente, de forma breve, sincera e tranquila o motivo do aumento. Nada melhor do que expressar sua verdade.
A segunda é tempo. Diga para ela que os novos clientes já estão pagando o preço novo, mas que ela, pode ser cliente da casa, ainda vai ter o preço antigo por um tempo.
E você deve definir esse tempo: dois, três, seis meses, duas semanas, o que for melhor para você e suas clientes.
3. Explique o motivo do aumento de forma tranquila
Seja sincera, amore. Isso é o melhor que você pode fazer.
Se o aluguel aumentou, fale para a cliente. Se a luva tá muito cara, fale disso para a cliente.
Uma ótima estratégia é ter os números na ponta da língua. Digamos que a luva de látex tenha dobrado de preço, então, fale isso para a cliente.
Quanto mais verdadeira você for, é provável que a cliente compreenda a situação.
Mas, se ela ficar muito chateada, disser coisas indelicadas ou te maltratar, fique calma. Esses sentimentos são dela, então ela que precisa lidar com eles.
Seu papel nesse momento é manter-se firme e gentil. Sem excessos.
4. Ofereça opções para a cliente fiel
Sempre tem aquelas clientes mais chegadas, que sempre estão com você e valorizam o seu trabalho. Para essas clientes você pode oferecer uma opção.
Se você vai aumentar seu preço em 20%, você pode oferecer para suas melhores clientes um pacote de serviços com desconto de 10%, por exemplo.
Ou também você pode oferecer um serviço gratuito se ela trouxer mais clientes para você. Esse tipo de sistema de indicação costuma ser muito útil para você e também para suas freguesas mais próximas.
5. Ofereça um aumento maior e dê desconto
Essa estratégia é uma boa opção para quem tem uma clientela difícil, que gosta muito de negociar. Esse tipo de pessoa precisa ter a sensação de que está ganhando algo.
Por isso, você pode jogar o ajuste um pouco mais acima, apresentando exatamente da forma como descrevemos antes, seguindo as dicas anteriores, e dar um desconto quando a pessoa insistir.
Desta forma, a cliente terá a deliciosa sensação de que “barganhou” o preço com você, de que teve uma vantagem, ou melhor, de que economizou.
Só tenha atenção ao seguinte: apenas aplique essa estratégia se sua clientela tiver esse perfil. Caso contrário, você pode afastar clientes que não vão falar nada pra você, mas que vão se assustar com o ajuste.
Ancoragem de preço
Ou Oferta de Novo Produto ou Serviço com Valor Agregado
Essa estratégia é perfeita para quem quer aumentar o preço oferecendo novos produtos ou serviços em seu negócio.
Essa estratégia é conhecida como ancoragem de preço e nada mais é do que acostumar a cliente com valores altos para que ela tenha a sensação de estar pagando pouco nos demais serviços.
Para adotar essa estratégia, você precisa apresentar primeiro um item prêmium com um valor bem maior para a cliente. E, mesmo que ela não compre esse item super caro, mesmo assim vai ter a sensação de que todos os outros serviços são baratos em comparação com esse primeiro.
Essa estratégia é uma forma muito interessante, principalmente para manicures que sabem fazer alongamento de unha com qualidade, ao mesmo tempo que também dominam a manicuração tradicional.
Pois, neste caso, o alongamento de fibra de vidro, por exemplo, pode ser o item prêmium, enquanto os demais serviços podem parecer baratinhos. É tudo uma questão de contraste.
Para fazer ancoragem de preço, siga o seguinte passo a passo:
- Escolha um produto ou serviço de qualidade e que tenha um bom valor agregado;
- Ofereça esse produto ou serviço com um preço, pelo menos, três vezes maior do que o seu produto ou serviço mais caro;
- Sempre apresente o item prêmium primeiro, dê destaque para ele em sua estratégia de divulgação de preços;
- Depois, se a cliente disser que está caro ou não se interessar, vá apresentando seus outros produtos ou serviços de forma decrescente, do mais caro ao mais barato;
- Provavelmente, quando você chegar a um produto similar e que seja mais barato, é possível que a cliente compre, pois ela terá a sensação de ter feito um bom negócio.
Para dar certo, essa técnica de aumento de preços precisa de duas coisas: a primeira é um produto novo e com valor agregado para oferecer. No caso, seria um alongamento. E, segundo, esse produto precisa ser de qualidade.
Cobaia é cobaia, cliente é cliente
Se você ainda está aprendendo alongamento, separe um tempo para treinar e só apresente este serviço às clientes quando realmente estiver dominando a técnica. Caso contrário, as chances de você perder clientes é grande.
Nesse período de aprendizagem é mais vantajoso não cobrar nada do que cobrar baratinho. Isso acontece porque ao não cobrar, a pessoa sabe que está recebendo algo porque você ainda não domina completamente a técnica.
Ou seja, cobaia não deve pagar.
Assim, quando seu serviço estiver em um nível profissional, você pode convidar essa pessoa para se tornar uma cliente e pagar pelo serviço oferecido.
Você pode até dar um desconto por um tempo para ela, mas não esqueça de comunicar quanto tempo vai durar esse valor especial, tá?
No caso de uma manicure que cobra baratinho, vai ser muito mais difícil conseguir subir o preço sem causar muito desconforto entre a clientela.
Por isso, lembre-se: cobaia não é cliente.
#ContaPraNati
Amore, conta pra mim: já fez ajuste de preço? Foi tranquilo ou deu dor de cabeça? Pode escrever tudo nos comentários, porque eu leio e respondo tudinho, tá?
E antes de ir embora, veja aqui como montar uma boa estratégia de preços para seu negócio:
O post Como Aumentar o Preço Sem Assustar Clientes apareceu primeiro em Nati Cosmética.
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